top of page

Blog

Posts recentes

Na mídia: OAB/RS promove o Seminário 130 anos de Abolição Incompleta da Escravidão no Brasil


Para debater a atualidade dos marcos históricos dos 130 anos de escravidão no Brasil e os 30 anos da Constituição Federal, a Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB/RS promoverá o Seminário 130 anos de Abolição Incompleta da Escravidão no Brasil na sede do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Riachuelo, 1031), entre os dias 18 e 20 de julho.

O seminário gratuito também conta com a parceria da AJURIS, Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, Unisinos, Defensoria Pública da União e Defensoria Pública do Estado do RS. Para se inscrever, acesse aqui: www.cvenoabrs.wixsite.com/130-anos-abolicao

O evento homenageia Luísa Mahin e Luiz Gama

Nascida em Costa Mina, na África, no início do século XIX, Luísa Mahin foi trazida para o Brasil como escrava. Pertencente à tribo Mahi, da nação africana Nagô, Luísa esteve envolvida na articulação de todas as revoltas e levantes de escravos que sacudiram a então Província da Bahia nas primeiras décadas do século XIX.

Quituteira de profissão, de seu tabuleiro eram distribuídas as mensagens em árabe, através dos meninos que pretensamente com ela adquiriam quitutes. Desse modo, esteve envolvida na Revolta dos Malês (1835) e na Sabinada (1837-1838). Caso o levante dos malês tivesse sido vitorioso, Luísa teria sido reconhecida como Rainha da Bahia.

Como negra africana, sempre recusou o batismo e a doutrina cristã, e um de seus filhos naturais, Luís Gama (1830-1882), tornou-se poeta e um dos maiores abolicionistas do Brasil.

Fonte: Palmares - Fundação Cultural

Acesse aqui a notícia original.


bottom of page