top of page

Blog

Posts recentes

Na mídia: Seminário debate 130 anos de abolição no Brasil


Porto Alegre, 12 de julho de 2018 – Entre os dias 18 a 20 de julho, a unidade de Porto Alegre (RS) da Defensoria Pública da União (DPU), em parceria com a Comissão da Verdade da Escravidão Negra do RS, promove o Seminário 130 Anos de Abolição Incompleta da Escravidão no Brasil: entre exclusão e representatividade.

O seminário debaterá a atualidade dos marcos históricos dos 130 anos de escravidão incompleta no Brasil e os 30 anos da Constituição Cidadã, com o objetivo de subsidiar os trabalhos da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB-RS. O evento conta também com o apoio da Defensoria Pública do Estado do (DPE), da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) do Arquivo Público do RS (Rua Riachuelo, 1031 - Centro Histórico), onde será sediado.

Representando a DPU, estarão a defensora pública federal de Curitiba (PR) Rita Cristina de Oliveira; a defensora regional de direitos humanos no (DRDH) RS, Ana Luisa Zago de Moraes; e a colaboradora do gabinete da DRDH, Mariana Gonçalves da Silva. Elas integrarão o Painel VII – Prevenção e enfrentamento à violência institucional: pelo fim da cultura da tortura, no dia 19, às 14h. Na ocasião, será também lançado o formulário para registros de casos de tortura, já incluído no Sistema de Informações Simultâneas da Defensoria Pública da União (SIS-DPU).

A socióloga da DPU, Laura Zacher, mediará o painel Política de drogas e racismo no Brasil: quais caminhos para o futuro?, no dia 19, às 19h. O painel reunirá lideranças de movimentos sociais, pesquisadores e profissionais para debater quais caminhos para uma nova política de drogas, diante do fracasso do modelo de guerra às drogas, que vitimiza principalmente a juventude negra. Ainda, o defensor público-chefe da unidade de Bagé (RS) e representante da Região Sul no grupo de trabalho Comunidades Tradicionais da DPU, Guilherme Francisco Paul, participará do Painel X – Territórios Quilombolas e resistências contemporâneas, no dia 20 às 9h.

O evento contará também com a presença do presidente da Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil, Humberto Adami Jr. Inscrições, programação e mais informações sobre o Seminário no site: www.cvenoabrs.wixsite.com/130-anos-abolicao

GG/MRA

Assessoria de Comunicação Social


bottom of page