top of page

HOMENAGEADO

Nilo Feijó (1933-2016)

O Rio Nilo é o mais extenso do mundo, chegando suas águas a 11 países da África. Portanto, ao redor dele muitas vidas surgem e dele necessitam para se desenvolver.

Aqui, em Porto Alegre, também temos (o tempo verbal está correto) o nosso Nilo. Dele nos abeberamos e nossas vidas ficaram melhores nos momentos nos quais com ele estivemos . Refiro-me ao Senhor Nilo Alberto Feijó.

Não devemos perseguir o desafio de o definir, pois ele era muitos e tinha a habilidade de se reinventar. Disso decorre a sua longevidade no movimento social e a sua quase indefinibilidade. Aliás, toda definição virá seguida de uma frase:

– Mas ele não foi só isso !

Arquivo pessoal

Sim, ele foi funcionário da Caixa Federal, ele foi poeta, compositor, ativista social, estimulador da educação, jurado de Carnaval, Presidente do CODENE, gestor de clube social (deixo ao leitor a missão de completar essa lista).

Encarregado de constituir a Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra da OAB gaúcha, não tive dúvida ao eleger o primeiro nome. E cada vez que o via, renovava as minhas forças. Era como se visse minha avó a me dizer: – Segue! Cumpre tua missão!  O “Seu” Nilo representava a ancestralidade e o que pode vir se formos dedicados e focados.

Como o rio vai mudando a forma e a velocidade diante da realidade geográfica, o nosso Nilo valorizava a palavra tanto ao falar com maestria e humildade quanto ao silenciar e a aguardar que todos falassem.

É possível ser um ativista movido pela virtude, tendo por norte contribuir para a constituição de uma situação melhor. Portanto, aprendamos ainda e sempre com essa nossa liderança e construamos relações mais fortes e mais sadias com todos.  É possível avançar sem destroçar, sem explorar, sem derrubar nenhum irmão. É possível disseminar cultura, educação, ética e respeito.

Então, que tenhamos a sapiência de nos manter unidos; como satélites, captando conhecimento e informações e de prontidão para todas as lutas de que de nós precisem.

Jorge Luís Terra da Silva

Coordenador da Sucomissão da Verdade 

       da Escravidão Negra - OAB/RS        

bottom of page