top of page

PALESTRANTES e MEDIADORES

Mestranda no PPG em Saúde Coletiva (UNISINOS). Possui graduação em Ciências Sociais pela mesma universidade. É membro convidado da Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra do Rio Grande do Sul - OAB-RS.

Defensor Público Federal da Defensoria Pública da União no Rio Grande do Sul. Foi representante institucional no Conselho Penitenciário do Estado do Paraná e atualmente representa a DPU na Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra do Rio Grande do Sul - OAB-RS.

Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Em 2008 teve passagem pela Universidade de Montreal (Quebéc), participando de atividades específicas do CETUM (Groupe de recherche Diversité urbaine). Tem atuado em assessorias para o Instituto do Patrimônio Artístico Histórico Nacional (IPHAN) e para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) na aplicação de políticas públicas envolvendo questões étnico-raciais. É membro convidado da Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra do Rio Grande do Sul - OAB-RS.

Major da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. Foi diretor do Presídio Central de Porto Alegre. Possui graduação em Ciências Militares,  com ênfase em defesa social, e em ciências sociais pela UFRGS. Especialista em administração pública no Estado Democrático de Direito pela Fundação do Ministério Pública (FMP). É membro convidado da Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra do Rio Grande do Sul - OAB-RS.

Bacharel em Direito. Atualmente é Diretor Jurídico e Sócio Fundador da Confraria João Cândido Felisberto - O Almirante Negro. É membro advogado da Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra do Rio Grande do Sul - OAB-RS.

Líder espiritual e Diretora-Presidente do Centro de Umbanda Ogum Lanceiro e Iemanjá, Canoas/RS.

Realizador do documentário "Além do Mérito" (2014), sobre a luta para implementação das cotas étnico-raciais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além de documentarista, é também fotógrafo, sem deixar de explorar outros ramos artísticos. Foi vencedor do Prêmio FUNARTE de Arte Negra, em 2013, com o projeto Casa Grande, em colaboração com os artistas Estêvão Haeser, Leandro Machado, Luisa Gabriela, Marcelo Monteiro, Michele Zgiet, Rafael Silveira, Silvana Rodrigues e Waldemar Max Já participou de diversas mostras, como "Obras: Em Construção", na Casa de Cultura Mário Quintana (2013), e "Exposição: Porto Negro", no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (2016).

Professor e coordenador do curso de Direito da UNISINOS. Membro da atual presidência e sócio fundador da  Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito – AbraSD.

Presidente da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Vice Presidente da Comissão Nacional da Igualdade Racial, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Membro do Conselho Superior e Professor na Universidade Zumbi dos Palmares. Foi Ouvidor-Geral da SEPPIR. Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília e Mestrado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Natural da República Democrática do Congo, onde se graduou em Filosofia e Ciência Humanas no Seminário Mayor Notre Dame D'Afrique/La Ruzizi, na cidade de Bukavu. Realizou mestrado e doutorado em Estudos Latino-americanos pela Universidade Nacional Autônoma do México – UNAM, na Cidade do México. Pesquisou sobre Ubuntu na África do Sul, na Universidade de Witwatersrand. Atualmente é pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Direito/UNISINOS.

Professor universitário, graduado em História, mestre e doutorando em Sociologia (UFRGS). Sociólogo da Fundação de Economia e Estatística – FEE-RS.

Procurador do Estado, Coordenador da Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB-RS e membro da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra. Também coordena a Comissão de Direitos Humanos da PGE-RS e é Vice-Presidente da Rede de Direitos Humanos do Sistema de Justiça e Segurança do RS.

Doutor em História das Sociedades Ibéricas e Americanas pela PUCRS. Professor e pesquisador da história e da cultura negra no Brasil Republicano e da diáspora africana nas Américas. Integra o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos – NEABI/UFRGS.

Realizador dos documentários "Caminhos da Religiosidade Afro-riograndense" e “Clubes Negros de POA...uma história a ser contada”. Bacharel em Ciências Sociais (UFRGS) e em Publicidade (PUCRS). Diretor-Executivo do Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos (IACOREQ), que tem por objetivo assessorar a organização política dos quilombolas e incentivar a articulação entre as comunidades do RS. Coordenador da Rede Brasil Afroempreendedor (REAFRO), que promove a unidade e envolvimento dos afroempreendedores do Rio Grande do Sul. É membro convidado da Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra do Rio Grande do Sul - OAB-RS.

Please reload

Professor Titular no Departamento de História da UFRGS e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em História da mesma universidade. Coordena o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos - NEABI/UFRGS e a Rede Multidisciplinar de Estudos Africanos do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados também da UFRGS.

Professor do Departamento de Sociologia da UFRGS e membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia da mesma universidade. É colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade de Cabo Verde. Foi docente na Northwestern University/EUA, UFSCAR, USP, UFPel, UNISINOS e na Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e de Ciências Sociais da UNISINOS. Tem experiência na área das Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-americanas, Antropologia do Corpo e da Saúde, Estudos Descoloniais, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da população negra, políticas públicas com enfoque étnico-racial, articulações de raça e gênero, saúde das mulheres e humanização do parto. 

Doutora em História pela PUCRS e Coordenadora técnica da Maria Mulher, Organização de Mulheres Negras. Ex-Bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, história, ações afirmativas, relações étnico-raciais e história regional. 

Professora do Departamento de Sociologia da UFRGS. Atua como pesquisadora no grupo de pesquisa Trabalho e Reconhecimento Social. Tem experiência na área de sociologia, com ênfase em Sociologia das relações inter-étnicas e do racismo, sociologia política e sociologia do trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: racialização, racismo, discriminação racial, multiculturalismo, desigualdade e mercado de trabalho. É membro convidado da Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra do Rio Grande do Sul - OAB-RS.

Membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública - FBSP, consultor para políticas públicas em segurança e direitos humanos, professor da Cátedra de Direitos Humanos do IPA, e diretor de comunicação social do Tribunal de Contas do RS. Possui doutorado e mestrado em Sociologia pela UFRGS; especialização em Segurança Pública pela Universidade de Oxford (UK) e graduação em Comunicação Social pela UFSM. É autor, entre outros, de "A Síndrome da Rainha Vermelha: policiamento e segurança pública no século XXI" (Zahar, 2006) e "Bullying, o pesadelo da escola" (Dom Quixote, 2010). 

Mariana Gonçalves da Silva

Estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), militante do movimento de estudantes negros da mesma universidade. Estagiária de Ciências Sociais da Defensoria Pública da União do Rio Grande do Sul.

Defensora Pública Estadual, Dirigente do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos e Coordenadora do Centro de Referência de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul - DPE-RS. Coordenadora da Revista da DPE-RS e Professora da FESDEP - Fundação Escola Superior da mesma instituição. Professora da Graduação do Direito nas Faculdades Integradas São Judas Tadeu. Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS, especialista em Ciências Penais pela PUCRS (2010) e em Direito Privado pela UNISINOS, graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UNISINOS. Membro do Grupo de Pesquisa Processo Penal Contemporâneo - PUCRS.

Realizador do documentário "Caminhos da Religiosidade Afro-riograndense". É bacharel em Ciências Sociais e mestre em Antropologia Social (UFRGS). Servidor da do Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, integra o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos – NEABI/UFRGS, com foco na execução de projetos em educação cidadã, diversidade e difusão cultural. 

Jornalista e escritor, atua nos jornais do Grupo RBS há mais de 25 anos. Recebeu em 2013 a Medalha Zumbi dos Palmares, reconhecimentos concedidos pela Assembleia Legislativa a personalidades que atuam em prol da valorização da comunidade negra.  Escreveu, em 2008, o livro “Falange Gaúcha, o Presídio Central e a História do Crime Organizado no RS”, fruto de sua experiência como repórter policial. Este mesmo livro recebeu recentemente uma versão como documentário, que deve ser exibido pela TVE em 2014. Atualmente é editor especial e colunista do Diário Gaúcho. 

Pesquisadora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Premiada na categoria ciências humanas com o livro "A tortura na era dos direitos humanos" (2014), no 57° Prêmio Jabuti, Câmara Brasileira do Livro. Áreas de interesse: ação coletiva, democracia participativa, conselhos comunitários de segurança, institucionalismo histórico, políticas de segurança pública, direitos humanos e sistema de justiça.

Coordenador jurídico-adjunto e um dos fundadores do Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos (IACOREQ), que tem por objetivo assessorar a organização política dos quilombolas e incentivar a articulação entre as comunidades do RS. Sua atuação inclui a realização de pesquisas e intervenções militantes. É membro convidado da Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra do Rio Grande do Sul - OAB-RS.

Cientista social, educadora, referência na temática sobre educação anti-racista e implementação da Lei 10.639/2003, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Integra o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos – NEAB/UFRGS. É membro convidado da Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra do Rio Grande do Sul - OAB-RS.

Please reload

bottom of page